Instituto Pensar - Ao lado de Bolsonaro, Fux afirma que ?racionalidade vencerá obscurantismo?

Ao lado de Bolsonaro, Fux afirma que ?racionalidade vencerá obscurantismo?

por: Eduardo Pinheiro 


Sessão de abertura das atividades do Supremo Tribunal Federal (STF) após o recesso Foto: Reprodução/TV Justiça

Em discurso de abertura do ano Judiciário nesta segunda-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, criticou manifestações de obscurantismo de autoridades do país em relação à pandemia do coronavírus. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um negacionista, o magistrado afirmou que a "racionalidade vencerá o obscurantismo?.

Leia também: Vaga que será deixada por Mello no STF já movimenta ala evangélica

Antes de iniciar seu discurso, Fux pediu um minuto de silêncio às mais de 200 mil vítimas de Covid-19 no Brasil. Em seguida, afirmou: "Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus; a prudência vencerá a perturbação; e a racionalidade vencerá o obscurantismo?.

Como exemplo, Fux citou o caso do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, que chamou de "irresponsável, covarde e picareta? quem defende a prevenção à Covid pelo isolamento social.

"Confesso que fiquei estarrecido com o pronunciamento de um presidente de tribunal de Justiça minimizando as dores desse flagelo?, afirmou Fux.

O presidente do Supremo defendeu que não se deve dar "ouvidos às vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário, que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico?. Segundo o magistrado, deve se dar destaque "as vozes ponderadas?.

Além do chefe do Executivo, também estiveram presencialmente na solenidade quatro ministros do Supremo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O procurador-geral da República, Augusto Aras, participou da sessão por videoconferência. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não compareceu.

Fux planeja pautas para 2021

O presidente do STF declarou que a Corte não hesitará em ajustar o calendário de julgamentos em "situações excepcionais? ligadas à pandemia.

Fux também afirmou que a pauta de julgamentos do primeiro semestre deste ano privilegiou casos que possam "contribuir para a segurança jurídica de contratos?, para a "retomada econômica? e "reforço da harmonia? entre estados, municípios, União e poderes da República, além da da "proteção das minorias vilipendiadas? e para salvaguarda de direitos de liberdade dos cidadãos e da imprensa.

Com informações do jornais O Globo, G1 e Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: